História

A história da FAMAM – Faculdade Macêdo de Amorim remonta ao início da trajetória profissional da professora Jadenise Macêdo Costa de Amorim, educadora, que iniciou o magistério em 09 de abril do ano de 1965, tendo em mente que “um grande educador precisa reunir em sua prática pedagógica as dimensões técnica, política e humana. A técnica é o domínio do conteúdo; a dimensão política é o compromisso com a transformação social e a dimensão humana é a capacidade do mestre em ter um perfeito entrosamento com o alunado”. E, assim, em 1990, surge o primeiro embrião desse grande projeto: a criação do Colégio Diogo de Braga, nome alusivo ao português Diogo de Braga, fundador da cidade da Vitória de Santo Antão, inicialmente, para oferta do ensino fundamental, do 1° ao 9° ano e, posteriormente, o ensino médio. Devido ao reconhecimento da qualidade do ensino pela comunidade, inclusive com o honroso destaque de 1° lugar no concurso de Redação promovido pelo Banco do Brasil local, o Ensino Médio é implantado como consequência de um trabalho produtivo e eficaz.

Com intuito de aprofundar os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, o Ensino Médio consolida-se através dos resultados do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, sempre obtendo o 1° Lugar dentre todos os colégios da cidade vitoriense. No ano de 2002, visando agregar mais conhecimentos aos jovens e, também, aos adultos, o grupo traz para Vitória uma franquia do FISK – Centro de Ensino e, mais tarde, em 21/12/2010, implanta a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, o CTMA – Centro Técnico Macêdo de Amorim, líder na região pela inserção dos jovens no mercado de trabalho.

O CTMA, credenciado pela Portaria de Secretaria de Educação/MEC nº 9809 de 20 de dezembro de 2010, recredenciado pela Portaria SEE Nº 5644 de 16 de Dezembro de 2016, tem demonstrado o pioneirismo no ensino profissional de qualidade com formação nos Eixos Tecnológicos de Gestão e Negócios, Ambiente e Saúde, Infraestrutura, Controle e Processos Industriais, o que garantiu sua habilitação e seleção para a oferta de cursos técnicos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC, tendo participado dos certames 2014.1, com os cursos de Enfermagem e Logística – total de 165 vagas; 2014.2, com os cursos de Edificações, Enfermagem, Logística e Segurança do Trabalho – total de 350 vagas e 2015.2, com os cursos de Edificações e Eletrotécnica – total de 110 vagas.

E, para dar continuidade ao projeto do grupo Macêdo de Amorim, a criação da FAMAM – Faculdade Macêdo de Amorim tornou-se uma das grandes metas institucionais. Dessa forma, a oferta de educação em nível superior é o reflexo do compromisso com a aprendizagem, já percebido pela comunidade de Vitória, contexto evidenciado com o sucesso dos cursos já ofertados na educação de nível básico, médio, técnico e de línguas. Objetiva-se, assim, garantir aos egressos do ensino médio e do ensino técnico do próprio grupo e das demais instituições de Vitória e regiões de sua influência geográfica a oportunidade de elevação de estudos através da formação em nível superior.

A FAMAM primará por um crescimento gradual, sintonizado com as expectativas da região e pela preocupação constante com a qualidade da oferta de cursos. Sendo assim, reitera-se que a solicitação do credenciamento da Faculdade surge da reivindicação dos próprios egressos do ensino médio e dos cursos técnicos que validam o engajamento e a seriedade do grupo na área educacional, suscitando dos mantenedores a abertura do Ensino Superior.