Ressalta-se que a FAMAM possui o Núcleo de Apoio ao Educando como alternativa prática da promoção de suporte psicopedagógico. Este programa, previsto em regulamento, objetiva prestar atendimento e acompanhamento psicológico aos alunos da Faculdade, proporcionando ajuda para identificar possíveis problemas que possam interferir na vida profissional, afetiva e no rendimento acadêmico.
Identificar e mensurar as patologias graves que estejam afetando os alunos e indicar os procedimentos adequados para ajudá-los a vencer as dificuldades de relacionamento, falar em público, timidez e adaptação no local de trabalho também é parte deste tipo de atendimento desenvolvido pelo NAE.
Dentro das atividades que compõem as ações do NAE, inclui-se um programa específico de atendimento extraclasse, voltado aos estudantes, com apoio direto dos docentes e também do Núcleo Docente Estruturante.
As atividades extraclasse são momentos privilegiados de um sólido contato entre estudantes e docentes, em que se realizam consultorias, que contribuem para o estudante nos seguintes pontos:
- reconhecer as necessidades educacionais pessoais;
- desenvolver um método próprio de estudo, utilizando adequadamente a diversidade de recursos educacionais e,
- avaliar criticamente os progressos obtidos.
Nesse contexto, os atendimentos extraclasse são necessários e imprescindíveis, pois, na proposta pedagógica da FAMAM, o professor atua como consultor, orientador e preceptor, atendendo aos alunos nos momentos de dificuldade, esclarecendo dúvidas e entendimentos tanto cognitivos como de habilidades psicomotoras e atitudinais. O professor auxilia o aluno a perceber pontos de melhoria e proporciona ao mesmo caminhos para desenvolvê-los.
Essas atividades realizadas ao longo do processo ensino-aprendizagem têm um cunho investigatório, abordam os conteúdos programáticos desenvolvidos nos diferentes períodos do curso, além de atenderem a um contexto amplo para a formação global, dando ênfase às atividades que promovem o exercício da iniciação à educação científica.
O programa de atendimento extraclasse consta no Projeto Pedagógico do Curso e traz o detalhamento das atividades, além de pessoal envolvido no projeto, com suas devidas atribuições e formas de acompanhamento e controle.